
Registros
Registro agudo
É curto e pouco usado, de sonoridade escura e rica em harmônicos.
Registro central
É amplo, muito intenso e escuro, mas é ágil e dinamicamente flexível, muito potente e de articulação pronta.
Registro grave
Possui uma grande extensão e timbre por vezes semelhante ao barítono, e pode alcançar notas gravíssimas até o Lá1.
Coloratura
O timbre de contralto é muito flexível, e usado antigamente em óperas de Donizetti e Rossini, muitos dos contraltos tinham que exceder sua tessitura para fazer papéis de extrema agilidade.
O Contralto Virago
O Contralto Virago é o timbre de contralto com uma extensão muito grande trata-se de uma anomalia vocal extremamente rara que por certa peculiaridade anatomo-fisiológica possui um registro vocal extremamente grande, o timbre natural é na tessitura do contralto com graves de cor baritonais e uma extensão generosa emitindo até o Sib1 e no registro agudo uma extensão ainda mais excepcional podendo emitir até o Dó6, dos casos conhecidos o mais recente é o de Yma Sumac, que desenvolveu um repertório todo especial. A tessitura do Contralto Virago estende desde a tessitura do Tenor (às vezes do Barítono), até o soprano leggero. Sua tessitura usual é do Lá1 ao Dó6.